A Estação Ecológica (ESEC) de Valinhos é uma unidade de conservação de proteção integral situada no município de Valinhos, Estado de São Paulo, com área de 16,94 hectares, cujo objetivo é a proteção ao ambiente natural, a realização de pesquisas básicas e aplicadas e o desenvolvimento de programas de educação conservacionistas.
Trata-se de um pequeno fragmento de Mata Atlântica (Floresta Estacional Semidecidual) situado na zona urbana de Valinhos.
Segundo a página mantida na internet pela Prefeitura de Valinhos, “A estação é de grande importância ambiental por conter um dos poucos fragmentos florestais do município de Valinhos, composto pela floresta estacional semi-decidua, em excelente estado de conservação, destacando-se em sua vegetação grandes árvores como jequitibá, peroba, jacarandá, entre outras. Apesar de pequeno, o fragmento florestal abriga diversos representantes da fauna regional, como cutia, veado, cachorro do mato, jaguatirica, maritaca, saíra, tico-tico, seriema, pica-pau, periquito entre outras. A avifauna utiliza a unidade como abrigo para construção de ninhos e alimentação”.
Como foi formada, eventos relevantes…
Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…